Logo
Projeto de Decreto Legislativo Nº 024/2021

Regime: Tramitação Ordinária

Ementa: DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃ ITARIRIENSE.
Autor: JOSIMAR DA SILVA TEIXEIRA




A Mesa da Câmara Municipal de Itariri, no uso de suas atribuições legais, faz saber, que o Plenário aprovou e ela promulga o seguinte Decreto Legislativo:


Art. 1º -    Fica concedido o Título de Cidadã Itaririense a Ilma. Sra. Noelia Borges dos Santos, DD. Munícipe atuante na Associação UMOJAQUIA (União de Moradores do Jardim Quiles e Adjacências), pelos relevantes serviços prestados a este município.

Art. 2º -    A Honraria ora outorgada por este Decreto será entregue em Sessão Solene, a ser previamente designada.

Art. 3º -    Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F MONTEIRO,
SALA DAS SESSÕES EM 15 DE MARÇO DE 2021.

 

 

JOSIMAR DA SILVA TEIXEIRA
VEREADOR

 

 

 

 


JUSTIFICATIVA


Nada mais coerente que o município outorgar o Título de Cidadã Itaririense, para aquelas que abraçam esta terra e nela fincaram raízes sólidas de decência e dignidade.
Noelia tem 72 anos e nasceu em 24/10/1949, na cidade de Jussari, Estado da Bahia, onde permeceu até os 16 anos. Veio para São Paulo aos 17 anos, onde começou a trabalhar em casas de família na Vila Mariana, mas desde os 5 anos na Bahia já trabalhava nas casas dos vizinhos de sua mãe. Aprendeu muitas coisas desde criança, então ao chegar em São Paulo / SP, já sabia lidar com a vida.
Conheceu seu esposo com 20 anos, e aos 21, se casou. Teve 05 filhos biológicos e 01 filho adotivo, totalizando 03 meninos e 03 meninas. 
Saindo de São Paulo, foi tentar a vida em Minas Gerais, e lá ficou 2 anos, depois voltou para São Paulo, na cidade de Embu-Guaçú. Com o tempo, resolveu juntamente com seu esposo, vir morar em Peruíbe, onde já faz mais de 30 anos que reside. No município, seus filhos e netos cresceram, totalizando 12 netos e 6 bisnetos, com o qual dá graças a Deus por tê-los.
Passados os anos, perdeu um casal de filhos, Andreia e André. Sofreu muito com as perdas deles, pois a Andreia deixou 06 filhos e o André deixou uma menina, sendo que hoje, todos estão moços e moças e a maioria está com sua vida de casado, solteiro e namorando.
Já operou do coração 4 vezes, colocou ponte safena, válvula, tem a veia entupida, teve vários derrames e infarto, mas agradece a Deus por ainda estar aqui neste momento.
Tentou a vida em Curitiba, mas seu lugarzinho é aqui em Itariri. Perdeu seu esposo faz 6 anos. O que passou foi um aprendizado para sua vida, e espera que Deus lhe conceda a viver mais anos. Esse ano completa 73 anos de lutas e vitórias.
Nessa época de pandemia, está isolada, esperando o vírus passar para poder viajar e rever seus netos, filhos e parentes. Sua filha mora na parte de cima de sua casa e sempre dá olhada na mãe e ajuda no que precisar. Também com um dos seus netos que a ajuda muito.
Pediu para sua filha escrever um pouquinho da sua história, pois é analfabeta e não teve estudo por que precisava trabalhar para ajudar sua mãe e familiares. Hoje faz parte da Associação que ajuda muito com o que pode, e o faz com prazer.
O nosso carinho e respeito pela homenageada é traduzido nesta honraria, que concedemos a quem tem demonstrado tanto amor por nossa terra, pois não poderíamos deixar de prestar esta singela homenagem, concedendo o Título de Cidadã Itaririense a Ilma. Sra. Noelia Borges dos Santos, retribuindo assim uma pequena parcela do que ele já dedicou à nossa querida Itariri, pois todos que precisam da Noelia são alcançados por suas palavras e gestos de ânimo. Solidariedade, companheirismo, respeito e amor ao próximo, são as marcas da sua participação, em suas atividades, o que a faz digna dessa merecida homenagem, oportunidade em que solicitamos regime de urgência para apreciação da presente matéria. 


PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F MONTEIRO,
SALA DAS SESSÕES EM 15 DE MARÇO DE 2021.


JOSIMAR DA SILVA TEIXEIRA
VEREADOR




Sessão Data Expediente
Ordinária 17/03/2021 Expediente
Ordinária 17/03/2021 Ordem do dia


Informações da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE ITARIRI – SP

Rua Benedito Calixto, 177 – Centro

Dias de Funcionamento: 2ª a 6ª feira

Expediente: 08:00 – 12:00 h / 13:00 – 17:00 h

Email: diretoria@camaradeitariri.sp.gov.br

Telefone: (13) 3418-1216 / (13) 3418-1614

www.camaradeitariri.sp.gov.br

Nossa Localização