Logo
Projeto de Lei Nº 013/2021

Regime: Tramitação Ordinária

Ementa: DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE RUA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Autor: HELIO ALVES RIBEIRO




O  Prefeito  Municipal de Itariri,  Estado  de São Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, FAZ SABER, que a Câmara Municipal de Itariri  aprovou     e ele  sanciona e promulga a seguinte  Lei:

Art. 1º -Fica denominada Rua ABDIAS MANOEL DE SALES a Rua Projetada  que se inicia  no final da Rua do Comercio, após a Rua Luiz Rosemberg  e termina na propriedade do Srº. Ednaldo Alves Sales, localizado no Centro, município de Itariri.

Art. 2º As despesas decorrentes da presente Lei serão atendidas por dotações próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 3º -Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F. MONTEIRO,
EM, 03 DE MAIO DE 2021.

 

 


HÉLIO ALVES RIBEIRO
VEREADOR

 

 

 

Mensagem


Senhor Presidente,
Nobres Vereadores

 

Tenho a honra de passar às mãos de Vossas Excelências, o Projeto de Lei em anexo, que dispõe sobre denominação de uma Rua Projetada   situada no final da Rua do Comércio,  Centro, neste  município.

Estou propondo para essa rua o nome do saudoso Abdias Manoel de Sales.
Trata-se de justa e merecida homenagem à memória de um cidadão Itaririense, bem como aos seus familiares, que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade, além  de regularizar a referida Rua.

ABDIAS MANOEL DE SALES, Pernambucano de Caruaru, nascido em 20 de maio de 1933, filho de José Manoel de Sales e de Maria Mendonça da Conceição, foi o quinto filho - de um total de sete, dos que sobreviveram ao grande índice de mortalidade infantil que afligia aquele povo à época.

Entrou para a estatística do êxodo rural nordestino quando, aos dezenove anos de idade, resolveu deixar a sua cidade natal e o convívio familiar e partiu para o Estado de São Paulo em busca de novas oportunidades e melhores condições de vida. Na bagagem, levava "quase nada!". No coração, esperança e muita vontade de vencer. 

No ano de 1952 chegou na cidade de Pedro de Toledo, no bairro Vila Batista, para trabalhar no cultivo de banana e em pouco tempo se tornou motorista profissional, transportando bananas para o mercado interno e Argentina.

Em 21 de maio de 1960 casou-se com Josefa Alves Sales, Pernambucana de Goiana, com quem teve seus oito filhos: Elenice, Ednaldo, Elizete, Elenilda, Elenita, Abdias Fernando, Josiane e Gleycon Rodrigo.

No ano de 1963 mudaram-se de Pedro de Toledo para a cidade de Itanhaém, mas no ano seguinte (1964) recebeu nova proposta de trabalho e mudaram-se para a cidade de Itariri, onde Abdias continuou trabalhando como motorista de caminhão no transporte de bananas.

Em 1970 se tornou um dos primeiros taxistas da cidade e, para atender seus clientes, adquiriu um automóvel Chevrolet 1952. A partir daí se desdobrava como caminhoneiro e taxista.

Por volta de 1976 a família mudou-se para sua casa própria, na Rua José Ferreira Franco nº 401, no Centro de Itariri e, pouco depois - em 1978, o casal decidiu empreender e inaugurou o “Bar e Lanchonete Ponto de Encontro” no quintal de sua casa.
Os anos seguintes foram prósperos para os negócios da família Sales: por volta de 1986 o estabelecimento foi ampliado para acomodar, além do Bar e Lanchonete, o “Restaurante Ponto de Encontro”. Ao final dos anos 80 o espaço foi ampliado novamente e recebeu um Bar Dançante no piso superior que, anos depois, foi transformado no “Hotel Abdias”. Vale ressaltar que tanto o Restaurante quanto o Bar Dançante foram estabelecimentos que se destacaram na época pelo grande número de clientes assíduos.

O tempo passou, a família e os negócios cresceram, porém a saúde do “Seu Bida”, para os íntimos, foi se enfraquecendo - o cruel diabetes foi silencioso, mas implacável, primeiro limitando sua visão e depois seus rins. Mesmo com suas lutas diárias e limitações impostas nunca se queixou de nada, nunca deixou de sorrir para as pessoas, sempre foi um homem discreto, honrado, gentil, cordial, amável, pacífico e equilibrado.

Infelizmente, no dia 17 de agosto de 1999, seu corpo sucumbiu à doença e esse Pernambucano de nascença, mas Itaririense de coração, descansou.

Um homem simples, honesto e de caráter irrepreensível; fazia amizades com facilidade e por esse motivo se tornou muito conhecido e respeitado por todos os Itaririenses. Gostava muito de estar presente nos eventos da cidade e, principalmente, assistir às partidas de futebol locais e do seu time do coração, o Santos Futebol Clube.

Esse é um breve relato da vida do senhor Abdias Manoel de Sales, um personagem da vida real que entrou para a história desta cidade, deixando aqui sua marca e muita saudade com sua partida. 

Contamos com os nobres Edis  para a aprovação do presente Projeto de Lei.

PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F. MONTEIRO,
EM, 03 DE MAIO DE 2021. 


HÉLIO ALVES RIBEIRO
VEREADOR
 




Sessão Data Expediente
Ordinária 06/05/2021 Expediente


Informações da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE ITARIRI – SP

Rua Benedito Calixto, 177 – Centro

Dias de Funcionamento: 2ª a 6ª feira

Expediente: 08:00 – 12:00 h / 13:00 – 17:00 h

Email: diretoria@camaradeitariri.sp.gov.br

Telefone: (13) 3418-1216 / (13) 3418-1614

www.camaradeitariri.sp.gov.br

Nossa Localização