Logo
Moção Nº 025/2020

Regime: Tramitação Ordinária

Ementa: MOÇÃO COM VOTOS DE CONGRATULAÇÕES
Autor: MILENE DAMASCENO




Sr. Presidente,

 

 


Apresento à Mesa Diretora, dispensando as formalidades regimentais e ouvido o Plenário, a presente MOÇÃO COM VOTOS DE CONGRATULAÇÕES à Ilma. Sra. Nancy Aparecida Domingues Ezidio, DD. Diretora Municipal de Cultura e Turismo, pelos bons serviços prestados a este município.
Que seja oficiado à homenageada, dando-lhe ciência desta, e ao Exmo. Sr. Dinamerico Gonçalves Peroni, DD. Prefeito Municipal de Itariri, para que providencie anotação de ponto de louvor no prontuário da funcionária supra.


PLENÁRIO VEREADOR HENRIQUE F. MONTEIRO,
EM 01 DE JUNHO DE 2020.
 

 

 

Nancy Aparecida Domingues Ezidio ,nascida em  25 de maio de 1969 em Itariri, Professora e Arte Educadora de formação acadêmica em Estudos Socias com Habilitação em Historia e Pós Graduada na Historia da Educação na Faculdade de Registro, técnico em Turismo pelo Senac em Santos,técnica em Educação Ambiental pelo Parque Estadual Intervales na Cidade de Ribeirão Grande e Educadora Ambiental  pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado da Educação , capacitação em Recurso Humanos e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas –Denarc  em São Paulo, capacitação em Cultura Popular “ Folclore   na cidade de Joanopolis/SP,capacitação em contação de historia pela Secretaria do Estado da Cultura/ SP,capacitação em  musicalização pela Faculdade São Braz de Curitiba ,técnica em Educação Patrimonial pelo Instituto Souza na cidade de Ipatinga /MG,capacitação em Educação coorporativa Sebrae /S.Paulo e Gestão Cultural pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Arte Educadora em Museologia pelo Museo Café na cidade de Santos , atuante no curso de produção cultural em Curitiba.  Membro e Pesquisadora da Comissão Paulista de Folclore, Coordenadora do Nucleo Pequeno Vale representando as cidade de Itariri, Pedro de Toledo e Peruibe e também membro do Conselho de Povos Tradicionais na cidade de Peruibe, Arte Educadora voluntaria no Instituto Adus para Refugiados em São Paulo e articuladora desde 2001 na inclusão do Projeto Rondon no Vale do  Ribeira ,autora da letra da Musica Itariry, idealizadora na criação do Fanzine “ Rio do Azeite “ lendas e causos de Itariry , com autoria e em construção do Livro “ Meu Itariry” 
Em 1998, sendo convidada a assumir a Coordenação de cultura deste município,desde de então a criação e execução de projetos ,passou a ser o fomento da cultura local ,tendo como vários desafios de forma criativa e de muitas parceiras:
Em 1999  inicio ao fortalecimentos dos desfiles civicos,criação das salas de leituras o Salva Guardo do Centro Cultural Capela de São Benedito e o resgate da Fanfarra Municipal Hugo Zanella.
Em 2000, da-se inicio ao Projeto Praça da Arte,que teve e tem como fomento valorizar a cultura local na Praça do Coreto ,com grupos artísticos locais e visitantes  , presença de barraquinhas cedidas aos moradores locais para venda de artesanato e de guloseimas típicas. Valorização do centro Cultural Capela de São Benedito através do Projeto Aplauso com a presença de varias atividades culturais abertas ao publica,A Construção do Projeto Inverno Cantata( Encontro de Grupos de Canto Coral da Cidade e de Cidades Vizinhas) em parceria com a Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat,sendo atuante até hoje.
 No mesmo ano de 2005 sendo eu Nancy ,convidada a participar do Projeto Cultural do “ Grupo José Bonifácio” da Fortaleza do Itaipu no resgate historico da identidade cultural  dos indígenas e quilombolas do Vale do Ribeira,projeto este que deu espaço para a criação de uma Sala de Visitação através acervo de fotos e depoimentos de povos e tradições no Forte do Itaipu, ,através trabalho coorporativo , eu, Nancy,fui homenageada com o Diploma “ Amigos da Fortaleza do Itaipu por serviços prestados ao 6* GACosM- Fortaleza do Itaipu de Praia Grande, 

Em 2001, a pedido do Departamento de Educação do Município e criado o Projeto Escola Legal,sob a autoria da Professora e Arte Educadora Nancy Ezidio,projeto este que circularia pelos bairros , levando três Temática a: Prevenção, Cultura e Lazer. Neste ano demos inicio a várias parceria :sendo uma delas o Proerd – Programa de Prevenção através da 3*Cia do BMP/Iguape tendo colaboração de vários miltares, que eram encaminhados  a cidade de Itariri pelo 3* Cia  do batalhão da policia militar da cidade de Iguape, o Projeto Escola legal segue com suas parcerias, entre elas o Programa Bem - te -vi .voltado a Educação ao Transito parceria esta com o Detran e Policia Militar de São Paulo, colaboração também do 3* Batalhão Ambiental de Peruibe com um rico acervo ambiental em atendimento aos alunos das escolas municipais com exposições ,palestras ilustrativas. O Projeto em questão também buscou parcerias com o Exercito Brasileiro que valorizou da cidadania e meio ambiente atravês dos símbolos nacionais como a Bandeira Nacional, tivemos também parceria com o 3*Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Registro que trabalhou nas escolas o Projeto Bombeiros Mirim e Palestra de Prevenção a Acidentes Domesticos .Levando também várias ações culturais como espetáculos teatrais e oficinas culturais através do Projeto Escola Legal.

PROJETOS EM AÇÕES:
2005 a 2008
Construção do Projeto “ Nos Trilhos da Cultura”
Fevereiro Carnabloco , tem a  valorização dos Blocos Carnavalescos locais e de cidades vizinhas.
Abril : Trofeu Curio , encontro da musica raiz com o destaque ao  instrumento “ Viola “, sendo este o Projeto “ Encontro de Violeiros” locais e da Região do Vale do Ribeira, sendo realizado na Praça do Coreto.

Junho : Festival de Teatro de Itariy o “ FESTY “ , movimento este realizado no interior do Centro Cultural da Capela de São Benedito,com a colaboração de vários grupos teatrais, tendo estes grupos voluntários o objetivo de formação de publico para o gosto de assistir peças teatrais ação,este movimento acontece ate hoje, onde também circulamos com o FESTY – levando Arte e Cultura para o Bairros.

Setembro :Parada da 7 de setembro, movimento este que contou com a presença de várias Bandas Marciais e Fanfarras.as quais abrilhantavam este dia com desfiles pela avenida Jose Ferreira Franco.

Outubro :  FESFOL – Festival Folclorico de Itariri ,ação está que traz para a Rua da Cidade de Itariri a diversidade , através da dança ,trajes típico e a musica de vários povos e nações.Movimento este que se mantem em atividade.

Dezembro de 2007 -  Cantata de Natal, realizada nas Escadarias do Predio Historico da Avenida Jose Ferreira Fanco

Em 2009, sigo para a cidade de Ribeirão Preto,para estudar e ensinar  “ Educação Patrimonial na Oficina Cultural Candido Portinari. Devido a distancia da Familia e a não adaptação ao clima quente e seco ,pois me trouxe problemas de saúde, não cheguei a encerrar este ciclo nas Oficinas Candido Portinãri , retornando no fim de 2009 para a minha cidade de Itariri, continuando com o trabalho de Arte Educadora em Patrimonios Culturais pela Oficina Cultura Gerson de Abreu na Cidade de Iguape, atendendo cidades do Vale do Ribeira.

No ano de 2010 ,indicada pela OS abaçai Cultura e Arte, recebo o convite e  Sigo em uma novo caminho ,oportunidade esta que daria novos conhecimento.Foi quando recebi o convite de coordenar Departamento de Cultura da Prefeitura de Juquiá. Novos desafios viriam pela frente que era  , construir  fomentos culturais na cidade dos outros , mais com o amoroso acolhimento de toda equipe na Gestão do Senhor Merce, conseguimos implantar a Casa da Cultura dos Imigrantes e a partir deste momento fomentar e respeitar a cultura local ,não deixando de valorizar a identidade da comunidade. Sendo para mim um grande orgulho de me descobrir capaz de construir um novo olhar ate 2012 na cidade de Juquiá,

Em 2013, retorno para minha cidade “ Itariri “em convite da Senhora Rejane Maria Silva,para assumir o fomento de Cultura, desta fez como Departamento,tendo como responsabilidade maior , pois queria fazer o meu melhor,diante de todas as oportunidades dadas neste período que fiquei longe da minha cidade.

PROJETOS EM AÇÃO: Calendário
De 2013 a 2016
Janeiro : A Criação da Casa da Cultura
Fevereiro: Carnabloco
Abril: Festa da Musica e Encontro de Violeiros ‘ Troféu Curio”
Junho: Festival Anarriê de Danças de Quadrilhas
Agosto: Projeto Cultura nos Bairros.
Agosto: Projeto Conta Causo
Setembro: Encontro de Bandas e Fanfarras
Outubro: Festa do Saci e Fesfol 
Novembro : FESTY
Dezembro: Ciranda Natalina
No ano de 2013 e 2014 ,itariri é a única cidade do Vale do Ribeira    a receber  a Itinerancia do Curta Santos,projeto este na valorização das Artes Visuais que se instalou durante um mês na Casa da Cultura para atender alunos das escolas do município.
  No decorrer do ano de 2015 a 2016 surge a construção do  “Projeto Amigos Sem Fronteiras”,são amigos de outros países que se instalam na Casa da Cultura para ensinar a Arte e Cultura e  idioma do seu Pais gratuitamente, para grupos de crianças e jovens de Itariri( Paises e cidades colaboradoras: Cordoba, Bolivia, Galicia, Cuba, Mar de Plata e Buenos Aires,etc). No mesmo ano 2015, Recebo homenagem da O.N.G Pelicano¨S Vita & Labor , que dentro de opinião publica da região do  Vale do Ribeira fui indicado para receber o Diploma “ Simbolo de Fraternidade entre os Povos “

Em 2015 o Departamento de Cultura ,juntamento Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat e a Mitra Diocesana.se uniram para solicitar ,que  São Benedito se torna-se padroeiro da Cidade,sendo ele a primeira imagem de Fé que chegou em terras férteis na Vila do Rio do Azeite.


PROJETOS EM AÇÃO “ Calendário”
De 2017 a 2020
Fevereiro a Março: Festy – Festival de Teatro em Itariry ,colaboração de vários grupos teatrais, que acontece no Centro Cultural Capela de São Benedito e Praça do Coreto.

Março: Lançamento do Projeto “ Itariry uma cidade de Leitores em Parceira com o Projeto SP leitores da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa e Tb com a colaboração e doação de livros de publico espontâneo da cidade e cidades vizinhas

Abril: Parada 9 de Abril ,encontro das Artes da Casa da Cultura ,a Orquestra de Flauta Doce a Fanfarra Municipal e os grupos de cordas da Casa da Cultura.

Abril: Projeto “ Vem Pra Dança “ apresentação da arte ,que e a Dança através de Grupos Artísticos da Casa da Cultura,como Dança Teatro, Bale e Hip Hop e a colaboração de Grupos Convidados de cidades vizinhas , este ato acontece na Praça do Coreto,sendo a Praça do Coreto um equipamento cultural do Município já cadastrado na Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa.


Maio: Fomento da Ação “ Ora Viva São Benedito “,valorização da Cultura Popular, na Praça do Coreto e no Centro Cultural Capela de São Benedito.

Junho: Festival Anarriê de Danças de Quadrilhas,movimento este que tem como objetivo exaltar a cultura popular,dentro das danças e arte cênicas.
Agosto: Feira de Troca de Livros, acontece na Praça do Coreto com o fomento de incentivar a leitura através da troca de Livros e em parceria com a Editora Lake da cidade de São Paulo.
Setembro: Encontro de FanFarras
Outubro: Festival Folclorico
Novembro: Projeto Cinema de Rua parceria  ,Cine Fini e Cine Caixa
Novembro: a Festa da Banana ,sendo realizada na Praça do Coreto.
Dezembro: Projeto Aplauso “ Centro Cultural Capela de São Benedito”

Hoje A Casa da Cultura: conta com o apoio voluntário de muitos profissionais e OS da Secretaria do Estado da Cultura e Economia Criativa.
Oficinas: 
Oficina - Percussão no Bairro de Raposo Tavares
Teatro 
Dança Teatro
Bale
Fanfarra Municipal
Aulas de Flauta Doce
Grafite
Percussão “ Maracatu
Folclore “ Dança de Okinawa e Cavalo Marinho

Projetos da Secretaria do Estado de São Paulo e Economia Criativa e Grupos Espontâneos:

Proac
Projeto Guri
Projeto Ademar Guerra
Poieses
Pontos Mis
Cia pé de Ator
Cia Teatro de Fabrica
Academia Luciana Amancio

 

   




Sessão Data Expediente
Ordinária 03/06/2020 Expediente


Informações da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE ITARIRI – SP

Rua Benedito Calixto, 177 – Centro

Dias de Funcionamento: 2ª a 6ª feira

Expediente: 08:00 – 12:00 h / 13:00 – 17:00 h

Email: diretoria@camaradeitariri.sp.gov.br

Telefone: (13) 3418-1216 / (13) 3418-1614

www.camaradeitariri.sp.gov.br

Nossa Localização