Câmara promove palestra sobre prevenção ao Câncer da Próstata
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para a saúde do homem e o tratamento contra o câncer de próstata. Essa foi uma das orientações feitas pelo médico Ivan Di Beo, em palestra realizada na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (17/11). O evento marcou a programação do Poder Legislativo alusiva ao Novembro Azul, uma campanha voltada à conscientização da população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata.
Em sua apresentação, o médico explicou que a próstata é uma glândula do sistema genital masculino, que fica na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. A maioria dos casos de câncer ocorre a partir das células dessa glândula. O palestrante também destacou informações sobre a incidência da doença na população masculina: é o segundo câncer mais frequente entre os homens; 25% dos pacientes morrem em razão da doença; 20% dos casos são diagnosticados nas fases mais avançadas; com o diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 90%.
O especialista também abordou sobre os fatores de risco, como o histórico familiar, pessoas negras, a obesidade e os hábitos alimentares – sobretudo, o consumo de alimentos gordurosos.
Um dos profissionais de saúde mais renomados da região, Ivan Di Beo é médico formado pela Universidade de São Paulo, especializado em Gestão em Sistemas de Saúde, com larga experiência no atendimento na rede pública e na coordenação de programas de saúde.
Exame
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, os homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco) ou a partir dos 50 anos (sem fatores de risco) devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que possibilita ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). O especialista pode indicar também outros exames, como as biópsias.
Assim, a campanha Novembro Azul mostra que é necessário colocar a saúde como uma prioridade, afastando os medos e preconceitos sobre o assunto.
A Câmara de Itariri adere à campanha Novembro Azul, em defesa da vida e da saúde do homem.
Data: 17/11/2021