CAMPANHA NOVEMBRO AZUL MOSTRA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA
Um simples exame de prevenção pode salvar milhares de vidas. É com esse lema que a campanha Novembro Azul busca alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de próstata.
Seja por medo, vergonha ou falta de informação, muitos homens deixam de procurar o serviço de saúde e realizar os procedimentos necessários para verificar a existência ou não da doença.
E, sem o exame preventivo, torna-se praticamente impossível obter o diagnóstico deste tipo de câncer em seu estágio inicial, quando as possibilidades de tratamento e recuperação são mais eficazes.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 66 mil brasileiros são diagnosticados com o câncer de próstata anualmente, sendo que, desse total, 16 mil acabam morrendo pelas complicações da doença.
Por isso, o Novembro Azul é marcado por diversas ações de conscientização com o intuito de orientar, esclarecer dúvidas e ampliar o acesso à informação, desfazendo mitos e preconceitos, o que possibilita salvar vidas e valorizar a saúde do homem.
A campanha teve origem na Austrália, em 2003, e em pouco tempo se espalhou por todo o mundo, inclusive o Brasil.
PREVENÇÃO
Conforme o Ministério da Saúde, os homens a partir dos 45 anos que apresentem fatores de risco (histórico familiar, obesidade) ou a partir dos 50 anos sem esses fatores devem procurar o urologista para conversarem sobre o exame de toque retal. Esse tipo de procedimento permite ao profissional da saúde avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Nesse primeiro exame, é possível identificar cerca de 20% dos casos de câncer de próstata. Além disso, o profissional pode solicitar outros exames, como biópsias, para ter um diagnóstico correto da existência ou não da doença. Já o tratamento é definido pelo médico conforme a evolução da doença e as condições de saúde do paciente.
A Câmara de Itariri adere à campanha Novembro Azul, em defesa da vida e da saúde do homem.
Data: 05/11/2021