Entenda a importância do uso de máscara para a proteção contra o coronavírus
Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Itariri, a população deve redobrar os cuidados para garantir a proteção pessoal e reduzir as possibilidades de contágio da doença respiratória.
Além da higienização das mãos e do distanciamento social, o uso de máscaras também produz grande eficácia no controle da pandemia. Embora não seja 100% eficaz, o acessório ajuda a reduzir significativamente a contaminação do ambiente à medida em que controla as gotículas (saliva e respiração) que são eliminadas por cada indivíduo.
Sendo assim, as máscaras caseiras podem ser uma boa opção para o uso no dia a dia, seja no trabalho, no supermercado, agência bancária ou outro local público. A vantagem é que a máscara caseira é um equipamento simples, de baixo custo e que não exige muitos aparatos em seu processo de produção.
De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que tenham pelo menos duas camadas de pano. Em suas especificações, o acessório deve ser adequado ao tamanho do rosto, cobrindo totalmente a boca e o nariz.
Confira abaixo algumas dicas para o uso correto:
1 – Antes de usar as máscaras, lave bem as mãos;
2- Substitua as máscaras depois um tempo (preferencialmente a cada duas horas), sempre que estiver úmida ou danificada;
3 – Não toque na máscara ou no rosto durante o uso, e, se precisar trocá-la, higienize as mãos;
4- Cuidado ao retirar as máscaras. Retire o equipamento sem tocar na frente. Remova usando o elástico ou tira que fica atrás da orelha e depois lave as mãos;
5- Higienize a máscara caseira para reuso.
Não vamos baixar a guarda contra o Covid-19. Se cada pessoa fizer a sua parte, podemos evitar a proliferação do novo coronavírus na cidade.
Data: 28/04/2020