Vale do Ribeira é reclassificado à Fase “Laranja” do plano de retomada da economia
As cidades do Vale do Ribeira poderão iniciar a retomada gradual de sua atividade econômica. A mudança ocorre em virtude da decisão do governo estadual que reclassificou a região no Plano São Paulo, que estabelece os critérios para a retomada da economia e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, templos religiosos, entre outros.
O Vale do Ribeira sai da chamada Fase “Vermelha” (que permite apenas a abertura dos serviços essenciais) e avança para a “Fase Laranja” (que autoriza a retomada de algumas atividades econômicas, com restrições). Essa fase permite a abertura de determinados estabelecimentos e serviços considerados “não essenciais”, como centros comerciais (incluindo shopping), comércio varejista, comércio de rua, escritórios, concessionárias de veículos e serviços imobiliários.
De acordo com o governo estadual, a região apresentou uma evolução positiva nos índices referentes à taxa de ocupação de UTI e quantidade de pacientes internados e óbitos.
Para retomar o funcionamento de suas atividades, os estabelecimentos autorizados nessa fase deverão cumprir uma série de exigências, como a obrigatoriedade do uso de máscara, a oferta de álcool gel e o distanciamento social, reduzindo assim o risco de transmissão do novo coronavírus.
O QUE NÃO MUDA
O funcionamento regular de bares, restaurantes, lanchonetes e serviços semelhantes ocorrerá apenas na fase seguinte, que é a amarela. Portanto, nesse momento, os estabelecimentos dessa categoria têm autorização apenas para o atendimento com o serviço delivery.
A fase laranja também não permite a reabertura de salões de beleza, academia, escola, igreja e outros serviços que possam provocar aglomeração de pessoas.
Data: 10/06/2020